sexta-feira, 18 de junho de 2010

Participação do CCA no Sarau da escola...

O Sarau, que aconteceu no dia 29 de junho de 2010 marcou o início da Semana do Meio Ambiente e o término da 1ª etapa do projeto Comunidade Educativa.
No evento os alunos dos 6º ao 9º anos mostraram os seus trabalhos sobre o estudo da paisagem e sobre a Carta da Terra. Foram apresentadas várias atrações na forma de teatro, paródias, palestras,...Os alunos do Clube também participaram das apresentações...
No final do evento os alunos apresentaram a proposta do Clube cotidiano Ambiental 2010.
Veja abaixo a fala dos alunos na integra:
 
"Somos alunos do Clube Cotidiano Ambiental e o nosso objetivo enquanto grupo é o de desenvolver nos nossos amigos da escola e na comunidade, atitudes de preservação da natureza e do ambiente em que vivemos.
O Clube é formado por alunos, de 7ª a 9ª anos que dedicam seu tempo e esforços para promover atividades diversas na escola e na comunidade visando sempre a preservação ambiental.
Nós, alunos do Clube Cotidiano Ambiental, acreditamos que ao começarmos a fazer os colegas de nossa escola refletirem e tomarem atitudes de preservação e de respeito à natureza e ao ambiente em que vivem poderão levar essa aprendizagem adiante, para as suas famílias, seus amigos e a comunidade.
Durante este 1º bimestre estudamos vários assuntos e procuramos escolher um símbolo que pudesse representar o nosso Clube, já que este ano ele completa 10 anos e iniciou no ano 2000 com a Orientadora Educacional Maria Lucimar Borges Winter.
Foi lembrando os projetos ambientais anteriores que nos deparamos com o Ipê amarelo plantado na Praça da Leitura, aqui ao lado.Partindo daí, resolvemos estudá-lo e descobrimos que:
Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás.
A espécie Tabebuia Alba, nativa do Brasil, é uma das espécies do gênero Tabebuia que possui “Ipê Amarelo” como nome popular. O nome Alba provém de albus (branco em latim) e é devido parte fibrosa da árvore, de cor branca encontrada nos ramos e folhas novas.
As árvores desta espécie proporcionam um belo espetáculo com sua bela floração na arborização de ruas em algumas cidades brasileiras. São lindas árvores que embelezam e promovem um colorido no final do inverno. Existe uma crença popular de que quando o ipê-amarelo floresce não vão ocorrer mais geadas. Infelizmente, a espécie é considerada vulnerável quanto à ameaça de extinção.
As flores por sua exuberância, atraem abelhas e pássaros, principalmente beija-flores que são importantes agentes polinizadores. A espécie possui como vetor de polinização a abelha mamangava (Bombus morio).
Embora o Ipê seja considerado árvore símbolo do Brasil, pela Lei nº 6.607 de 7 de Dezembro de 1978 o pau-brasil foi declarado Árvore Nacional.Tentou-se instituir o Ipê como flor nacional do Brasil. Ambos os projetos foram arquivados na Câmara dos Deputados. O novo projeto de lei visava declarar o pau-brasil e o ipê-amarelo, respectivamente, Árvore e Flor Nacionais, mas este projeto não foi aprovado.
Sendo assim , o novo símbolo do Clube Cotidiano Ambiental de 2010 é o Ipê amarelo. A logomarca foi desenhada pela nossa colega Camila Mariano Ferreira e será estampada nas camisetas e apresentações do Clube Cotidiano Ambiental.
Hoje estamos aqui para convidá-los para o plantio de um novo Ipê Amarelo que foi doado pela dona Sueli Nass da Cruz.Este Ipê será a árvore símbolo do nosso clube e o marco de um novo comprometimento de toda a escola em continuar preservando o meio ambiente por mais 10 anos.
Gostaríamos que todos vocês se dirigissem á Praça da Leitura para conhecerem o resultado do projeto dos 9º anos sobre Paisagem e Paisagismo e receber das mãos dos alunos do clube sementes de Ipê amarelo.
Em seguida iremos nos dirigir para o bicicletário da escola,onde faremos o plantio da muda da árvore símbolo do Brasil e hoje, símbolo do Clube cotidiano Ambiental 2010.
Obrigado."
Depois, os alunos do clube participaram do plantio da muda de Ipê, símbolo de 10 anos de conquistas na área ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário