segunda-feira, 12 de abril de 2010

1ª Reunião - Grupo 2

30 de março de 2010
Profª Aurea

Atividades do dia:

1. Dinâmica de apresentação: Como os alunos do grupo, são de turmas e séries diferentes, realizar uma dinâmica de apresentação:

Teia de aranha

Material: 1 rolo de barbante
Desenvolvimento: forma-se um círculo, então, o professor segura uma ponta de um barbante e se apresenta, em seguida joga o barbante para outra pessoa, sempre segurando uma das partes do barbante e passando para outra pessoa após sua apresentação. No final, o centro da roda, o barbante irá parecer como uma teia de aranha. Assim, o professor deverá explicar rapidamente sobre a teia da vida, a importância do Meio Ambiente em equilíbrio para todas as formas de vida existentes, entre outras informações importantes. Questionar: Qual é a sua contribuição para a teia da vida? O que fazer para que ela não seja mais tão destruída? Como agir e como não agir? Como cantar o equilíbrio?


2. Questão para os alunos responderem (escrever nos comentários):

* O que você espera do Clube?*

3. Combinados do Clube: Montar coletivamente os combinados do grupo: chamada, horário, uniforme, comprometimento, uso da internet (comunicação fora da reunião, rede, blog...)

4. Apresentar o histórico do Clube Cotidiano Ambiental (PowerPoint)

5. Apresentar o Projeto do PEE 2010: Comunidade Educativa: do sonho à prática, por um planeta sustentável (usar PowerPoint com a apresentação oficial, mas explicar de maneira que os alunos entendam.

6. Expor o cronograma de atividades do Clube de 2010, dentro do PEE

7. Convidar para a Oficina de Animação Stop-Motion, gratuita oferecida pela equipe do Desenho Animado Ambietal, na Univille: http://desenhoambiental.blogspot.com/2010/03/oficina-de-animacao-2010-inscreva-se-ja.html

8. Atividade: Descobrir um problema ambiental dentro da escola para realizarmos uma ntervenção :

a) Apresenta a tirinha do Cebolinha:
b) Discutir a mensagem da tirinha: o que o Cebolinha está propondo para a sua mãe? O que ela lhe respondeu? O que está mensagem está nos dizendo? Por onde começar?
c) Então, passear pela escola para verificar como anda o nosso ambiente.
d) Pensar, discutir e planejar: está bom? Está ruim? O que é necessário melhorar? Onde está o maior problema em questão de lixo? O que podemos fazer para melhorar? Com quem vamos precisar conversar? Quando podemos começar?...

9. Montar os combinados para a próxima semana.

16 comentários:

  1. Espero do Clube que nos demos bem durante o ano, que todos possamos fazer ótimos trabalhos e que tenhamos uma equipe nota 10. E que possamos ajudar o mundo juntos.

    ResponderExcluir
  2. Eu espero que no Clube nos possamos fazer coisas que ajudem o meio ambiente, conscientizando as pessoas e fazendo outras coisas pelo meio ambiente.

    ResponderExcluir
  3. Eu espero que tudo que nós faremos, projetos e trabalhos, possam ser lotados de práticas, par aque nos possamos viver em um mundo melhro e amis saudável. com a ajuda de todos conseguiremos chegar ao nosso objetivo

    ResponderExcluir
  4. O que eu quero do Clube? Várias coisas:
    - Fazer amizades novas;
    - Aprender mais coisas diferentes;
    - Ter novas ideias;
    - Fazer trabalhos fora da escola;
    - Fazer muitos teatros...

    ResponderExcluir
  5. Aprender coisas novas. Me encontrar com pessoas com o mesmo interesse que eu. Idealizar minahs ideias e ouvir a dos outros.

    ResponderExcluir
  6. O que eu espero e quero do Clube é:
    - Compreender mais o assunto "ambiente"
    - Trocar ideias
    - aprender coisas novas.

    ResponderExcluir
  7. Espero que eu possa melhorar o meio ambiente e trazer melhorias par ao mundo para que todos nos possamos viver em harmonia com a natureza.
    E que todos nós possamos conviver em harmonia tre nós. E que possamos fazer o mlehor para o mundo.

    ResponderExcluir
  8. Eu quero aprender a importância do meio ambiente e aprender a melhorar o lado ambiental do nosso planeta, melhorando para que sejamos sustentáveis e melhorando a vida do homem...

    ResponderExcluir
  9. Eu espero que eu consiga aprender um pouco mais sobre o meio ambiente, o lugar onde vivemos. Que nos possamos conscientizar a população do nosso bairro sobre onde vivemos, que precisamos nos conscientizar para ajudar o meio ambiente

    ResponderExcluir
  10. Eu espero que o Clube possa ajudar não só a mim, mas este mundão para que todos possam mudar. Nós somos a geração que vai mudar o planeta, pois quando a última árvore morrer ainda vai haver 99% de risco e haverá 1% de esperança.

    ResponderExcluir
  11. Eu espero que o clube tenha muitas coisas do meio ambiente, que tenhamos coias para falar para as outras escolas. Para a nossa escola, tenha maquetees que poderemos explicar para os alunos, trabalhos, ajudar a plantar mais árvores e aprender sobre coisas curiosas. Sair para pegar insetos, colocar nomes em árvores, para ensinar os outros alunos e as famílias.

    ResponderExcluir
  12. Espero ajudar no que for preciso, prestando atenção, ajudando a comunidade e conhecendo mais esse lugar novo para mim.

    ResponderExcluir
  13. Espero que o Clube Cotidiano Ambiental traga par ao colégio (professores e alunos) meios de voltar a natureza para a região, recursos que tragam benefícios para todos.

    ResponderExcluir
  14. Eu espero do clube que possamos resolver problemas. mexer com a natureza, pesquisar sobre os animais e fazer trabalhos baseados nos aimais em extinção.
    Sair para passeios, fazer coisas que envolvam sair e ver os problemas e não somente na escola, mas na comunidade, sempre, claro, procurar resolver os problemas.

    ResponderExcluir
  15. Eu espero do Clube Cotidiano Ambiental deste ano que possamos discutir sobre vários temas do meio ambiente, que possamos tanto como aprender e ensinar coias boas que se pode fazer para ajudar o planeta, e que traga benefícios para a população.

    ResponderExcluir
  16. Eu espero que o Clube seja um lugar onde eu possa expressar minhas ideias e ouvir a dos outros. Onde seja um clube que faça coisas interessantes, pesquisas, trablaho onde a gente aprenda muita coisa sobre o meio ambiente, não só os trabalhos dentro da escola, onde todos participando orientem seus colegas a cuidar do meio ambiente. Assim vai ser um clube onde todos vão aprender novas coisas do meio ambiente.

    ResponderExcluir