quarta-feira, 14 de abril de 2010

3ª Reunião - Grupo 1

13 de abril de 2010
Profª Paola

Planejamento do dia

  • Releitura dos combinados da semana passada;

  • Recolha das autorizações do uso da imagem;

  • Passeio na rua da escola, observando estogo, árvores e calçadas;

  • Visualização do Blog do Clube.



A Observação






Relatório da Observação da Rua Márcio Luckow


No dia 13 de abril de 2010 nós, do Clube Cotidiano ambiental matutino fizemos um passeio de observação na Rua Márcio Luckow para analisar as calçadas e a arborização das casas.
Ao sairmos da escola nos deparamos com lixo no Parque XV, conhecido como “campinho”. O lixo é jogado pelos próprios moradores da rua.

Continuando o passeio observamos árvores do Parque XV que ainda estão preservadas. O parque está descuidado e desvalorizado pelos moradores do bairro.

No terreno baldio ao lado encontramos 2 árvores que aparentam ser mais antigas e que ainda estão preservadas.

A maioria das calçadas encontradas na rua estão em péssimo estado devido ao saneamento básico “esgoto” feito recentemente na rua. Dentro da maioria das casas encontramos brita e cães.Poucas árvores e muito mato. As casas estavam mal cuidadas, e sem jardins.Apenas 1 casa tinha o jardim bem cuidado.

Na casa do Yuri encontramos um grande sombreiro.A casa tem brita porque havia um cão no local.

Nas casas em frente a do nosso colega achamos muito lixo nos buracos dos esgotos.Neles havia caramujo africano, garrafas pet, sacolas plásticas e até uma gaveta de madeira. Tudo isso obstruindo a passagem da água.

No final da rua nos deparamos com o arrozal e nele muitos quero-quero. Na casa em frente havia uma construção com lixo. No retorno para a escola tiramos uma foto do esgoto a céu aberto.

Mais a frente, nos deparamos com um grande sombreiro que produzia sombra. No seu tronco havia liquens.

Conclusão

Neste passeio percebemos que os moradores não tem cuidado com as suas próprias casas. Na rua não há lixeiras, as calçadas estão danificadas e os moradores não estão preocupados com o ambiente da rua.

Caso este lixo continue aumentando podem ocorrer entupimentos dos bueiros improvisados e ocorrer enchentes e inundações.

O melhor lugar em que passamos foi embaixo do sombreiro. Nele nos sentimos bem porque o ar estava mais puro e o clima mais fresco e úmido. Na árvore encontramos liquens que são a associação entre fungos e algas. Podem ser encontrados nos troncos das árvores, rochas,folhas e solo. Algumas espécies são comestíveis para alguns animais. São muito sensíveis aos agentes poluentes o que explica a não ocorrência destes seres vivos nas grandes cidades. Na árvore, observamos poucos liquens.Isto significa que o ambiente está significativamente poluído.
Planejamento para a próxima semana:

Nenhum comentário:

Postar um comentário